O projeto Jardins Futuros visa a sensibilização, e o fortalecimento da relação com artes.
Assim, diversas instituições deslocam-se, em parceria com o Centro Cultural de Paredes de Coura, aos jardins de infância, escolas, lares, centros de dia e CAO, para atividades descontraídas, trabalhando a igualdade de oportunidades e a presença nas artes e movimento.
Jardins está no nome da iniciativa com duplo sentido, representando não só um dos locais onde acontece- jardins de infância, como também o jardim que se cultiva, com a introdução da cultura, em qualquer idade, para vir a dar frutos. São futuros porque os grandes frutos se colherão a médio e longo prazo, uma vez que se deseja que, com estas atividades, os mais novos venham a ser praticantes de atividades artísticas e/ou consumidores de cultura e que, os mais velhos, não deixem de aprender, cultivar a cultura e reinventar-se.
Os principais objetivos são o desenvolvimento do gosto pela expressão vocal e pela expressão instrumental, o desenvolvimento da escuta através da forma musical e o desenvolvimento da expressão motora e da dança como expressão corporal. Tudo isto, fomentando também a vivência da prática musical em grupo e em várias gerações.