© Margarete Barbosa
Projeto co-financiado
Início > Pessoas > Ambiente > O Lobo e o Homem
© Margarete Barbosa
Projeto co-financiado
ACTIVIDADE FINAL DO PROJETO “O Lobo e o Homem: proteger, valorizar e sensibilizar”
DATAS: 20, 21 e 22 de Setembro 2019
PROGRAMA DE ACTIVIDADES:
SEXTA-FEIRA (20/09)
21.00 - Sessão pública de esclarecimento para convivência em território de lobo.
Casa da Biodiversidade de Castanheira
SÁBADO (21/09) – Ciclo de conferências “Práticas sustentáveis em território de lobo”
Centro Cultural de Paredes de Coura
Manhã: “Gestão integrada de territórios de montanha”
10.00 - Sessão de abertura
10.30 - Integração das alterações socioecológicas em curso no ordenamento e gestão das áreas de montanha em Portugal. João Azevedo, Centro de Investigação de Montanha, ESA / IPB.
11.15 - Pausa
11.45 - As mudanças no meio rural e na paisagem: Resistir, Adaptar ou Abandonar? Emanuel Oliveira - Técnico Consultor na área dos Fogo Florestais.
12.30 - Final dos trabalhos
Pausa para almoço
Tarde: “Potencial socioeconómico das actividades de montanha”
14.30 - Garranos selvagens e gado bovino em regime extensivo: implicações na conservação do lobo e dos habitats de montanha. Laura Lagos Abarzuza, Centro de Investigaciones Científicas Avanzadas (CICA), Universidade de A Coruña, Espanha. IUCN/ SSC Equid Specialist Group.
15.15 - A importância ecológica e socioeconómica da atividade cinegética na preservação dos territórios de montanha. Jorge Maia, FENCAÇA.
16.00 - Pausa
16.15 - Fafião e a Sustentabilidade Natural do Turismo em Terra de Lobos. Júlio N. Marques, Associação Vezeira - Fafião.
17.00 - Debate final / Projecção do Video da UNESCO
DOMINGO (22/09)
Manhã:
10.00 - Saída de campo (Ponto de encontro na Casa da Biodiversidade de Castanheira)
- Visita aos trabalhos de gestão do território por parte da ACHLI – Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico. Visita ao Baldio de Castanheira.
- Palestra e demonstração de gestão florestal sustentável com recurso a tracção animal moderna (João B. Rodrigues - APTRAN - Associação Portuguesa de Tracção Animal).
Tarde:
15.00 - Sessão de encerramento do Fim-de-semana Bio Diverso
Centro Cultural de Paredes de Coura
- Espectáculo cultural colaborativo no Centro Cultural de Paredes de Coura
- Apresentação resultados do projecto / futuros passos;
- Lançamento oficial do Manual de convivência com o Lobo;
Em simultâneo ao longo do fim-de-semana (21 e 22) no Centro Cultural:
- Exposição de ilustrações por crianças de Paredes de Coura, pré e pós sessões de educação ambiental;
- Exposição da ACHLI sobre o lobo-ibérico;
- Exposição de fotos/videos de camtrap de Jorge Costa (Fauna e actividades humanas no Corno Bico);
- Lançamento/venda de Livros;
O conflito entre o lobo e o Homem é universal, não conhece fronteiras e a sua origem perde-se no tempo e na memória; existe desde que há homens e lobos e continua a alimentar-se, desde há séculos, do medo – apesar de não haver registo de ataques a humanos há mais de cem anos.
O lobo-ibérico é hoje uma espécie protegida por lei, classificada com o estatuto de perigo de extinção, sendo o abate ou mera detenção de um lobo morto considerado crime desde 1988. Apesar do estatuto de proteção e do Estado estar legalmente obrigado a indemnizar os prejuízos causados por este predador, o conflito não se esbateu como expetável, continuando a ser a principal causa de morte de lobos a ação humana. A isso não é alheio o fato de continuarem a ser identificadas muitas dificuldades pela comunidade que, por nem sempre sentir que as suas posições são eficazmente defendidas pelo Estado, pede ações mais eficazes.
“O lobo e o Homem” é um projeto do Município de Paredes de Coura que procura dar resposta a esta necessidade de intervenção. Pretende-se com as suas ações multidisciplinares e multissetoriais, reverter o valor económico associado ao lobo para apoiar as pessoas vítimas dos prejuízos causados pelos seus ataques, em particular, e a comunidade em geral. A ideia é enfrentar este problema de longa data e transforma-lo numa vantagem para a população, garantido com isso uma eficaz preservação da espécie.
O conflito de outrora ganhou contornos diferentes. O conflito atual não permite a escolha entre o lado do lobo e o lado das pessoas. A opção é entre o lado do problema e o lado da solução. Todos podemos escolher continuar do lado do problema ou então arriscar e procurar o lado da solução.
Se não é indiferente a este apelo a procurar soluções, dê o seu contributo. Sugira ideias ou ações de valorização, identifique necessidades ou dê a sua opinião através do seguinte formulário:
© Francisco Álvares
Ações já realizadas: Casa do Conhecimento
Notícias:
CASAL, Idalina. (2018). Lobo encarado como mais-valia e não ameaça. in Jornal de Notícias. Pág. 18 (7 de maio de 2018).
TINOCO, Manuel. (2018). Lobo e Homem prontos para uma "cimeira de entendimento". in Notícias de Coura. Pág. 21 (22 de maio de 2018).
CASAL, Idalina. (2018). "As pessoas têm de sentir que beneficiam com a preservação do habit do lobo". in Semanário Alto Minho. Pág. 13 (10 de maio de 2018).
RODRIGUES, Gorete. (2018). Projecto o Lobo e o Homem marcou sessão de abril. in Notícias de Coura. Pág. 3 (8 de maio de 2018).
Próximas Ações: Feira Mostra de Paredes de Coura