Início > Pessoas > Ação Social
Em 2004 foi implementado em Paredes de Coura o PROGRAMA REDE SOCIAL, que é definido como um fórum de articulação e corporação de esforços baseado na adesão livre por parte das autarquias e das entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos que nela queiram participar. Estas entidades deverão concertar os seus esforços com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão e à promoção do desenvolvimento social.
A CPCJ é uma instituição oficial não judiciária com autonomia funcional que visa promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou por termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.
O apoio ao funcionamento da Comissão, nas vertentes logística, financeira e administrativa é assegurado pelo Município. A CPCJ de Paredes de Coura foi instalada pela Portaria 123/99 de 1 de janeiro.
O Gabinete de Inserção Profissional de Paredes de Coura é uma estrutura local de apoio ao emprego que, em estreita cooperação com o Centro de Emprego do Alto Minho, presta apoio a jovens e adultos desempregados para a definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. A inscrição no GIP não substitui a inscrição no Centro de Emprego, que é obrigatória em muitas situações.
O Banco Local de Voluntariado de Paredes de Coura foi constituído em Novembro de 2008, mediante protocolo entre o município e o Conselho Nacional de Promoção de Voluntariado (CNPV), com o objetivo de promover e divulgar o voluntariado facilitando o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e instituições que pretendam receber voluntários.
Loja Social é um espaço localizado na Rua Heróis do Ultramar ( junto ao edifício dos Paços do Concelho) que pretende contribuir para a melhoria de condições de vida dos munícipes socialmente mais vulneráveis, através da atribuição de bens.
Horário :: seg a sex: 9h-17h
A Câmara Municipal atribui anualmente bolsas de estudo a jovens courenses que frequentam, com bom aproveitamento, o ensino superior. É uma prioridade da Autarquia encorajar a continuidade dos estudos académicos, bem como incutir nos alunos a vontade de frequentarem o ensino superior.
Os requerimentos e mais informações estão disponíveis no balcão único.
O apoio à natalidade inclui o subsídio pecuniário pelo nascimento de cada filho, a compartição em função do escalão de abono de família e a compartição das refeições do Jardim de Infância.
Os requerimentos e mais informações estão disponíveis no Balcão Único.
No sentido de incentivar e programar políticas de resolução dos problemas de degradação habitacional e social, promover a preservação de saúde pública e o desenvolvimento social, o Município aprovou o Regulamento de Apoio à Habitação Degradada para Estratos Sociais Desfavorecidos.