José Cid + noite de fados com Ricardo Ribeiro + cortejo etnográfico
FESTAS DO CONCELHO
O concerto de José Cid, a noite de fados com Ricardo Ribeiro e o Cortejo Etnográfico, mas também o rico folclore de Espanha, Panamá, Taiwan e Uruguai que nos é trazido pelo ‘Mundo a Dançar’ prometem umas animadas Festas do Concelho, que proporcionam entusiasmo extra a Paredes de Coura entre os dias 5 e 11 de agosto, este ano com a particularidade de as nossas ruas da vila terem visto recuperados, à luz da contemporaneidade, os antigos arcos festivos tão característicos das festas e romarias do Alto Minho e muito apreciados pelos courenses.
Assim, logo no dia 5, uma segunda-feira, algum do melhor folclore do Mundo, com as suas músicas, danças, coreografias, trajes e o encanto de culturas mais distantes é nos trazido pelo ‘O Mundo a Dançar’ - Festival Internacional de Folclore que ano após ano merece particular destaque e este ano traz até nós formações de Espanha, Panamá, Taiwan e Uruguai.
No dia seguinte, a 5ª Descida do Emigrante, com os sempre entusiasmantes carrinhos de rolamentos com os bólides que fizeram o encanto de outras gerações, proporcionam emoção e um colorido diferente nas sinuosas ruas courenses, com ponto de partida na rua Dr. Bernardino Machado.
Concerto com José Cid
O dia 7 de agosto, uma quarta-feira, é dedicado aos nossos conterrâneos que um dia deixaram as suas raízes na procura de uma vida melhor. A Festa do Emigrante promete voltar a encher de alegria e afetos o Museu Regional, permitindo o reencontro de amigos e familiares neste regresso à sua terra para a confraternização entre as suas gentes. Para além dos petiscos tradicionais, neste reencontro a música também faz parte desta receção de boas-vindas, com destaque para a Rusga Courense de Paris e a Rusga Sons de Coura.
Na quinta-feira, dia 8, há Festival de Folclore, e sexta-feira o tão aguardado concerto de José Cid, no Largo 5 de Outubro. Precede o concerto de José Cid, para depois também seguir noite dentro, o grupo Hugo Band, num dia em que a tarde está dedicada ao lançamento do livro “As casas com história do concelho de Paredes de Coura”, de José Carlos Ferreira.
O Dia do Concelho, 10 de agosto, é a data com que nós courenses evocamos os Combates de Travanca, quando em 1662 os nossos antepassados rechaçaram o exército castelhano e demonstraram a sua fidelidade a D. João IV. A sessão evocativa do Dia do Concelho é no Salão Nobre dos Paços do Concelho e a tarde prossegue com o Cortejo Etnográfico, do qual não se dissocia a nossa identidade courense, e as nossas profundas ligações à terra, suas tradições e costumes.
Noite de fado com Ricardo Ribeiro
Este Dia do Concelho, começa logo pela manhã com a missa comemorativa dos Combates de Travanca, na Capela de S. Lourenço Cerdeira, em Cunha. Num dia sempre muito preenchido, destaca-se ao final da tarde o Salto de Paraquedistas, da Associação de Paraquedistas do Alto Minho, no parque Portas de Corno do Bico, mas também o arraial com o Grupo IRA, no Largo 5 de Outubro.
O domingo, dia 11, com que terminam as Festas do Concelho de Paredes de Coura, tem como ponto alto a imponente procissão em honra a Nossa Senhora das Dores, os habituais concertos das bandas musicais, este ano pela Banda de Mineiros de Pejão e Banda Pinheiro da Bemposta, e a habitual Noite de Fados, no adro da belíssima Capela do Espírito Santo, com um dos nomes incontornáveis do fado contemporâneo, Ricardo Ribeiro.
Paços do Município
2024.08.01