sábado. 17 fev. Museu Regional
A Feira de Troca de Sementes de Paredes de Coura regressa este sábado, 17 de fevereiro, ao Museu Regional. A partir das 14h00 decorre a 4ª Feira Anual de Troca de Sementes, organizada pelo Município de Paredes de Coura e a Associação Quinta das Águias, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura.
O objetivo desta iniciativa é proporcionar o encontro e convívio entre pessoas que valorizam as sementes e plantas locais e que ativamente contribuem para a sua preservação, face ao perigo de extinção provocado pela concorrência de variedades híbridas e transgénicas, que prejudicam o equilíbrio dos nossos ecossistemas.
“A progressiva perda de variedades genéticas de muitas sementes constitui um perigo para a humanidade, porque muitas dessas variedades eram mais resistentes a pragas e doenças. Além do mais, estas representam um património que importa não perder. A educação, a informação e a partilha são das armas mais importantes para contrariar a crescente perda de muitas sementes, quer por desleixo quer pela influência e pressão dos grandes grupos agro-alimentares”, defende Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, acrescentando a importância “de preservar a biodiversidade biológica e incrementar as formas sustentáveis de produção de alimentos, porque simultaneamente contribuímos para uma alimentação mais saudável e um modo de produção mais justo”.
Sabiam que perdemos 94% de sementes de vegetais no século XX
Das 544 variedades de couve, restam 28
Das 158 variedades de couve-flor, restam nove
Das 55 variedades de couve-rábano, restam três
Das 34 variedades de alcachofra, restam duas
Das 288 variedades de beterraba, restam 17
94% das espécies de pepino estão perdidas
90 por centro das espécies de pepino estão perdidas
A diversidade dos stocks de sementes está tão ameaçada como o panda, a águia-real ou o urso polar
A preservação das sementes autóctones assume uma importância vital, uma vez que são cada vez mais raras, sendo progressivamente substituídas por sementes comerciais, que são as mesmas em todo o mundo, enquanto as sementes locais se foram adaptando durante muitas gerações às condições de solo e clima específicas da sua região de origem. Uma vez que as sementes contêm o futuro da vida, é importante mantê-las vivas.
A Troca de Sementes vai proporcionar às pessoas o acesso às sementes originais que as poderão cultivar para sua própria utilização e para as manter vivas. Todos os que quiserem participar poderão trazer as suas sementes ou plantas para partilhar e trocar.
A Feira Anual de Troca de Sementes está inserida no Projeto Educar para o Futuro – Terra orientado pelo Serviço Educativo do Município, em parceria com o Agrupamento de Escolas e com a Associação Quinta das Águias, mas também integrado em projetos mais amplos para um desenvolvimento sustentável e amigo do ambiente como são a alimentação vegetariana e o Plano de Paisagem, respetivamente.
Recorde-se que Paredes de Coura é o primeiro município português a dispor de Plano de Paisagem para o território e que tem como objetivos a valorização do património natural, cultural e urbano, bem como definir medidas orientadoras para a gestão da paisagem que preservem o seu caráter e identidade, reforçando a componente da paisagem cultural nas aldeias e lugares incluídos em Rede Natura e na Paisagem Protegida. Por sua vez, e partindo do princípio que as nossas escolhas alimentares têm um impacte muito forte na nossa saúde, no meio ambiente, na economia e no bem-estar animal, o Município não só se associou desde a primeira hora à organização do Congresso Internacional Paredes de Coura Vegetariana que todos os anos reúne personalidades da área do conhecimento na defesa de uma cultura alimentar mais sustentável e saudável, mas também há muito que implementou nas escolas do concelho a disponibilidade de pratos alimentares alternativos, inserido num programa mais vasto de educação alimentar e de promoção da saúde.
Programa:
9h30: Caminhada com Rita Roquette
Saber Viver com as Plantas Silvestres e os seus Ritmos
As plantas silvestres são fonte de alimento, medicina, matéria prima que nos abriga e nos ajuda a criar. Nesta caminhada vamos ser capazes de identificar algumas espécies de plantas espontâneas que estão acordadas nesta altura do ano e que são as nossas maiores aliadas.
Encontro: Câmara Municipal de Paredes de Coura
Se chover...
Pessoas Silvestres - Aquelas que conhecem o seu Habitat Natural
Oficina com Rita Roquette que focará a nossa capacidade espontânea e intrínseca de apreender o mundo natural, em especial o mundo das plantas.
Vamos observar bem de perto as plantas espontâneas e perceber como estas evoluíram para se adaptarem ao habitat e como nós tal como elas somos um reflexo do meio onde vivemos.
14h30: Troca de Sementes, no Museu Regional de Paredes de Coura, onde, para além de sementes, também se poderá trocar plantas, ervas aromáticas, árvores e estacas, como por exemplo macieiras autóctones e outras árvores de fruto. Ficam excluídas as sementes e plantas comerciais, híbridas e transgénicas.