Município de Paredes de Coura

Curso de Planeamento de Estratégias de Infra-estruturas Verdes a Nível Local
    Curso de Planeamento de Estratégias de Infra-estruturas Verdes a Nível Local   O projeto POCTEP Green Gap oferece um novo curso centrado no processo de planeamento de uma estratégia de infraestrutura verde para a melhoria da biodiversidade e adaptação às alterações climáticas a nível local. Santiago de Compostela, 8 de abril de 2025 […]
publicado a 26 de Março de 2025

Curso de Planeamento de Estratégias de Infra-estruturas Verdes a Nível Local

 

 

Curso de Planeamento de Estratégias de Infra-estruturas Verdes a Nível Local

 

O projeto POCTEP Green Gap oferece um novo curso centrado no processo de planeamento de uma estratégia de infraestrutura verde para a melhoria da biodiversidade e adaptação às alterações climáticas a nível local.

Santiago de Compostela, 8 de abril de 2025

No âmbito do projeto Interreg POCTEP Green Gap, a Escola Galaico-Portuguesa de Infra-estruturas Verdes e Paisagem Resiliente (Academia Green Gap) continua com o programa de formação em Infra-estruturas Verdes na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal; um plano de formação cujo objetivo é promover as infra-estruturas verdes a nível local. Com o objetivo final de formar técnicos municipais, gestores ambientais, estudantes e público interessado em geral, o curso “Planeamento de Estratégias de Infra-estruturas Verdes a Nível Local: uma ferramenta para a melhoria da biodiversidade e adaptação às alterações climáticas” será realizado em Santiago
de Compostela a 8 de abril de 2025.

A conferência, que terá início às 9h00, abordará os principais aspectos do desafio de conceber uma estratégia de infra-estruturas verdes para as administrações municipais. Os especialistas explicarão o processo para a implementação bem sucedida de uma estratégia local de infra-estruturas verdes, aprofundando aspectos específicos como o conteúdo, o âmbito e o financiamento. De um ponto de vista prático, serão apresentados alguns exemplos deste tipo de estratégia, tanto na Galiza como no Norte de Portugal. No final do dia, os oradores participarão numa mesa redonda, favorecendo a interação entre oradores e participantes.

A parceria do projeto Green Gap participa neste plano de formação através da organização de um total de 5 cursos, 9 workshops e 8 conferências ao longo deste ano de 2025. As diferentes actividades de formação abrangerão os diferentes aspectos essenciais para a conceção, implementação e monitorização de uma estratégia de infraestrutura verde a nível local. Mais informações no sítio Web do projeto (https://green-gap.eu/es/green-gap-academy) e no sítio Web do Instituto de Estudos do Território.

O projeto é cofinanciado em 75% pelos Fundos Federais. Os 11 parceiros do projeto Green Gap são: Instituto de Estudios del Territorio, Município de Paredes de Coura, Universidade da Coruña, Universidade do Minho, Deputación Provincial de Ourense, Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem, Fundación Centro de Estudios Eurorrexionais Galicia-Norte de Potugal, Ayuntamiento de Pontevedra, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).