Município de Paredes de Coura

Loading
Comédias do Minho leva ‘As Aves’ pelo concelho
Comédias do Minho leva ‘As Aves’ pelo concelho qui-dom | Padornelo, Cunha, Formariz e Centro Cultural   Ao longo de quatro dias, entre esta quinta-feira e domingo, a companhia Comédias do Minho voa com a peça ‘As Aves’ pelo território de Paredes de Coura, levando a obra-prima de Aristófanes a freguesias como Padornelo, Cunha, Formariz […]
publicado a 19 de Novembro de 2024

Comédias do Minho leva ‘As Aves’ pelo concelho

qui-dom | Padornelo, Cunha, Formariz e Centro Cultural

 

Ao longo de quatro dias, entre esta quinta-feira e domingo, a companhia Comédias do Minho voa com a peça ‘As Aves’ pelo território de Paredes de Coura, levando a obra-prima de Aristófanes a freguesias como Padornelo, Cunha, Formariz e ao Centro Cultural. O fim de semana nesta vila do Alto Minho também contempla cinema e jogos de tabuleiro, mas também no sábado as Jornadas Micológicas do Corno de Bico.

Começando pelo teatro, “As Aves” é uma peça de repertório clássico Ocidental. Apesar de ter ganho apenas um segundo lugar na competição dionisíaca em que estreou, esta comédia com um forte sentido crítico em relação aos “males de Atenas” é considerada a obra-prima de Aristófanes. A narrativa assenta na capacidade de persuasão que um humano – Pistetero – tem sobre as aves, levando-as a concretizar os seus desejos. Aves do campo, aves da montanha, aves das árvores, aves das correntes de água, pântanos e mares – todas são levadas por Pistetero a edificar uma cidade que paira no céu. A cidade começará a rivalizar com o Olimpo e acabará por derrotá-lo e substituí-lo, e Pistetero, ele próprio transformado (travestido?) em ave, torna-se a divindade suprema, no lugar de Zeus. A peça tem uma forte componente musical, não apenas por incluir o tradicional coro síncrono na locução das palavras e algumas canções, mas pela imitação das aves que permite; e inclui momentos de dança.

 

FICHA ARTÍSTICA
Direção Jorge Andrade, com assistência de Maria Jorge
Texto Jorge Andrade, a partir de Aristófanes
Com Cecília Matos Manuel, Cheila Pereira, David Pereira Bastos, Luís Filipe Silva, Maria Jorge, Pedro Moldão, Sara Costa e Tiago Barbosa
Cenário e figurinos José Capela, com edição de imagem de António MV
Execução dos figurinos Isabel Gonçalves (Blue)
Aves Miss Suzie
Luz João Fonte
Sonoplastia Sérgio Delgado
Direção técnica João Fonte (mala voadora) + Vasco Ferreira (Comédias do Minho).
Apoio Técnico Théo Wengleswski (Comédias do Minho).
Produção Joana Mesquita Alves, Sofia Freitas e Cláudia Teixeira (mala voadora) + Pedro Morgado e Luís Carlos Silva (Comédias do Minho)
Coprodução mala voadora, Comédias do Minho, Centro Cultural de Belém, Centro Cultural de Lagos.

Datas e horários:
21 NOV • 21h00 • Associação Cultural de Padornelo
22 NOV • 21h30 • Centro Cultural de Paredes de Coura
23 NOV • 21h00 • Escola Primária de Cerdeira, Cunha
24 NOV • 16h00 • Sede da Junta de Freguesia de Formariz

 

Rascunho automático 2651 Rascunho automático 2649

 

Jornadas Micológicas do Corno de Bico

Já este sábado, a Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura recebe as XVI Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2024.

Promovidas pelo Município de Paredes de Coura conjuntamente com a Associação Micológica ‘A Pantorra’, com mais estas Jornadas Micológicas pretende-se desenvolver um conjunto de atividades capazes de proporcionar aos participantes algumas ferramentas indispensáveis à prática de atividades micológicas de forma responsável, segura e ambientalmente corretas.

Desde a recolha e identificação de espécies de fungos que ocorrem na Paisagem Protegida do Corno do Bico à abordagem de algumas temáticas, como os fungos e o seu habitat, nutrição dos fungos, comestibilidade e toxicidade, taxonomia e carateres identitários das espécies, bem como boas práticas de colheita e consumo de cogumelos silvestres, tudo isto vai acontecer sob a orientação de experientes monitores afetos à Associação Micológica ‘A Pantorra’ e administradores do Grupo Fungos de Portugal, entre outros.

 

‘Red One: missão secreta’ e jogos de tabuleiro

No cinema, a proposta para sábado e domingo (às 15h00 e 21h30), no Centro Cultural, passa pela comédia de ação ‘Red One: missão secreta’, dirigida por Jake Kasdan.

Outra das propostas, apenas na tarde de sábado (15h00), passa pelos Jogos em Família, na Caixa dos Brinquedos. Os jogos de tabuleiro modernos são a garantia de uma tarde bem passada, onde o divertimento envolve várias aprendizagens.

 

 

 

Paços do Município

2024.11.19

Listagem de documentos